
Como assim? Isso mesmo, máquinas virtuais seria uma maneira de instalar vários windows e linux em uma mesma máquina e fazer todos rodarem ao mesmo tempo!
Pois bem, daí surge outra dúvida: Mas como fazer vários sistemas rodarem se existe somente um monitor um teclado e um mouse a ser acoplado na máquina? Resposta: Muito Simples! Muitas vezes, para quem trabalha com redes de computadores, instalamos serviços em máquinas que são acessados pela rede de computadores e não são mexidos localmente via monitor, teclado e mouse. =)
Sabendo disso, ao virtualizarmos uma máquina, não esperamos ficar sentado na frente dela o tempo todo, como fazemos com esse nosso micro. Esperamos instalar algum serviço de rede para que fique rodando o tempo todo, sem que ninguém fique comandando ele. Quer um exemplo?
Um Anti-Vírus de email que vasculha todos emails recebidos que chegam na rede.
Voltando ao nosso servidor de virtualização, escolhemos o Xen.org, figura do panda ao lado! Este sistema é open source, ou seja, segue a filosofia do software livre. Para trabalhar com os aplicativos dele tipo: instalar máquinas e fazer monitoramento, avaliamos várias ferramentas, disponíveis no próprio site.
Destas ferramentas disponíveis parece que o OPENXENMANAGER é open source e um clone do XenCenter. Inclusive no site Hamacker's Palace mostra um tutorial de como configurar o OpenXenManager.
Outras ferramentas e links também foram analizados:
- CloudStack - Interface de gerenciamento de servidores de virtualização
Espero que ajude!